Imprimir

Notícias / Agricultura

Seis municípios recebem treinamento contra pragas e doenças do algodão durante o mês de fevereiro

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Durante o mês de fevereiro, 6 municípios mato-grossenses, que representam todas a regiões produtoras de fibra do Estado, receberão treinamento contra pragas e doenças da cultura do algodão, por iniciativa do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), e com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

O Treinamento de Monitores de Praga do Algodoeiro – Safra 2013/14 tem como público-alvo monitores de lavouras de algodoeiro, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, gerentes de fazenda e produtores de algodão, e terá a participação de pesquisadores com grande conhecimento em cada tema abordado.

A partir de 13 de fevereiro, Sorriso, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Pedra Preta, Primavera do Leste e Campo Verde recebem o evento.

Leia também:
MPF diz que vai fiscalizar uso de agrotóxicos em MT
Ministério do Meio Ambiente capacita gestores para a implantação da primeira etapa do CAR

De acordo com informações divulgadas pela assessoria, o pesquisador Miguel Soria, entomologista do IMAmt, ficará responsável pela atualização das informações técnicas para identificação, monitoramento e manejo de pragas na cultura do algodoeiro, com foco em lagartas de difícil controle, a exemplo da H. armigera e Chrysodeixis includens (lagarta-falsa-medideira).

Soria apresentará dados parciais de pesquisa e observações de campo da última safra no que se refere à ocorrência e ao controle químico e por meio de variedades Bt das principais espécies de pragas que atacam a cultura do algodoeiro no estado.

Edson R. de Andrade Junior falará sobre "Plantas daninhas: identificação, monitoramento, controle e resistência" e também apresentará os resultados do projeto "Monitoramento de plantas daninhas resistentes a herbicidas e difusão de medidas de controle no estado de Mato Grosso".

Os pesquisadores Rafael Galbieri, do IMAmt, e Valéria de Oliveira Faleiro, da Embrapa Agrossilvipastoril, abordarão o tema “Doenças e nematoides: identificação e controle”.

Informações e inscrições pelos telefones: (65) 3925-1802 / (66) 3498-6556/ (65) 9983-5458.
Imprimir