Imprimir

Notícias / Agricultura

Clima favorável pode elevar produção de trigo da Índia, prevê governo

Agência Estado

 A Índia pode estar caminhando para uma colheita recorde de trigo este ano após um período prolongado de clima frio intercalado com chuvas sobre a região produtora do norte, aumentando as perspectivas de colheita, disse nesta quinta-feira Veena Sharma, chefe da estatal indiana Diretório de Pesquisa de Trigo.

Uma safra volumosa de trigo contribuirá para o plano do governo de implementar uma lei de segurança alimentar que irá fornecer grãos quase gratuitos para cerca de 70% da população.

Agricultores locais plantam de outubro a novembro e colhem entre março e abril.

'Estou cada vez mais otimista em relação à safra deste ano. Até o momento, o clima tem sido excelente', afirmou Veena. Segundo ela, a produção pode chegar a cerca de 100 milhões de toneladas este ano, desde que não ocorram episódios de calor acima da média para o período antes da colheita. A Índia precisa de cerca de 60 milhões de toneladas de grãos por ano para implementar a lei de segurança alimentar.

A área plantada de trigo cresceu para 31 milhões de hectares, ante 29,6 milhões de hectares no ciclo passado. E as condições meteorológicas até agora têm sido favoráveis para o perfilhamento, com boas perspectiva de produtividade para o cereal.

A produção de trigo da Índia tinha atingido um recorde de 94,88 milhões de toneladas no ano-safra encerrado em junho de 2012, mas caiu para 92,4 milhões de toneladas em 2012/13 devido ao clima desfavorável.

As lavouras de áreas dos Estados do norte de Punjab e Haryana tinham sido atacadas pela doença fúngica ferrugem este mês, mas a sua propagação foi contida com os agricultores obtendo fungicidas com o auxílio do governo, afirmou Veena. Fonte: Dow Jones.
Imprimir