Imprimir

Notícias / Agronegócio

Trabalho feminino no campo está cada vez mais constante; conheça a história de Vanilza

Da Redação - Vanessa Alves

As mulheres estão ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho em todas as áreas e funções. No campo esse cenário não é diferente, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 49% dos trabalhadores rurais são do sexo feminino. Elas mostram que dão conta do serviço, nas lavouras e até mesmo na pecuária, cuidado do gado. Essa independência leva muitas mulheres a terem uma visão mais ampla do que é o trabalho no campo e seguirem em busca de seus próprios ideais.

Leia mais Apesar do crescimento em todas as regiões, obstáculos ameaçam produção aquícola, aponta CNA
Com rentabilidade e custo baixo na produção, hortelã pode desempenhar várias funções

Um exemplo da presença feminina no trabalho do campo e independência financeira é a produtora rural, Vanilza Alves da Silva, 34 anos, que abriu mão da vida na capital. 

Filha de caseiro de fazenda e uma dona de casa, herdou dos pais o gosto pela vida no campo. “Menininha”, como é chamada pelos amigos e familiares, atualmente possui o próprio sitio que conseguiu comprar economizando com a venda de pães e bolos caseiros e faxina nas fazendas vizinhas. Hoje cuida sozinha da criação e plantação produzida na propriedade.

Vanilza cria galinhas semi-caipiras para venda. A alimentação das aves é produzida por ela mesma, assim como a limpeza dos galinheiros e da propriedade. A renda mensal por essa atividade sai em torno de R$ 1.200. “Essa é uma atividade que traz retorno rápido para quem produz, pois as galinhas são fáceis de cuidar e de manejar” ressalta a produtora. A produtora cria, abate e vende nas feiras em Cuiabá.

Além das galinhas, para ajudar na renda, Vanilza tem em sua propriedade, que fica localizada na região de Rio Manso (a 120 km de Cuiabá), um bar e restaurante onde oferece comidas caseiras e bebidas para turistas e pescadores que aparecem na região. Outra atividade cultivada é a horta orgânica, onde planta verduras e legumes com chuchu, alface, rúcula e limão que após colheita são vendidas para famílias da região.

Para ela, a agricultura é a área mais fácil cultivar e tem um retorno mais rápido que a pecuária. Hoje, seu pensamento é aumentar os negócios e não pensa em largar a vida no campo tão cedo.






Projetos futuros


Como sua propriedade fica localizada às margens do Rio Manso, a presença de turistas é constante. Pensando em um novo ideal e uma chance de aumentar sua renda, Vanilza está com um projeto em andamento, que é a construção de uma pousada.

A pousada irá oferecer quartos com ar condicionado e televisão, café da manhã, almoço e janta para pessoas que curtem a natureza. A previsão do termino da pousada é até maio deste ano.

“Com esse novo projeto, poderei concluir os meus estudos. Tive que trancar a matricula da faculdade de serviço social, pois não estava conseguindo pagar as mensalidades.”





Leia mais notícia sobre agronegócio no Agro Olhar 
Imprimir