Imprimir

Notícias / Agricultura

Tomate lançado pela Embrapa ajuda a previnir doenças degenerativas

Agrolink

 

Pelos equilibrados teores de açúcares e ácidos, a cultivar BRS Zamir do tipo cereja atende ainda ao segmento de cozinha gourmet.

“A demanda por tomates especiais, do tipo “gourmet”, tem crescido muito no Brasil. O desempenho do híbrido BRS Zamir, tanto na parte sensorial, conservação pós-colheita, como na produtividade, comprovadas em testes realizados em Goiás e São Paulo, colocam esse híbrido entre os melhores materiais genéticos em termos de desempenho agronômico”, avalia o pesquisador Leonardo Boiteux, coordenador do Programa de Melhoramento de Tomate do Centro de Pesquisa.

De acordo com o pesquisador, “além da nutrição antioxidante, os frutos desse híbrido apresentam uma combinação bastante equilibrada entre os teores de açúcares e ácidos, resultando num excelente impacto sensorial/gustativo. Essas características fazem desse tomate um dos mais saborosos dentro do segmento ‘grape’”.

Os produtores rurais tem vantagens de cultivo, como a produtividade e durabilidade pós-colheita: são em média oito quilos por planta e duração de até 15 dias na prateleira, após ser colhido. “O BRS Zamir foi testado por grandes produtores de tomate de Goiânia e teve uma excelente aceitação”, diz Boiteux. Ele explica que o tomate possui um gene que estimula a bifurcação dos cachos e aumenta o número de frutos por penca.
Imprimir