Imprimir

Notícias / Agricultura

Produtores do PR apressam colheita de soja para plantio do milho safrinha

Globo Rural

 O Paraná deve colher nesta safra mais de 16 milhões de toneladas de soja, um crescimento de 4,6% em relação à safra de 2013. Na cooperativa de Cascavel, que representa produtores de 17 municípios da região, o movimento de venda ainda é pequeno. Os agricultores têm esperança de que os valores subam mais.

“Como o agricultor está capitalizado, com uma reserva financeira, ele está aguardando algum fato novo na safra nacional ou no mercado internacional, da safra que ainda vai ser plantada em outros países”, explica Dilvo Grolli, presidente da Coopavel.

O agricultor Eudes Capelletto plantou soja em 170 hectares, no município de Cascavel, no oeste do Paraná. As vagens estão bonitas, cheias de grãos. Ele apostou em variedades mais produtivas e espera colher 65 sacas por hectare, 10 a mais do que conseguiu em janeiro de 2013, e com preço de venda de R$ 62 reais a saca.

A pressa do agricultor agora é para colher. No oeste do Paraná, 90% da soja que está saindo do campo é de ciclo mais curto.

Onde a soja já foi colhida, o agricultor já está fazendo o plantio do milho safrinha. O produtor rural Leonardo Piovesan cultivou 350 hectares de soja. Dessa área, 80% será reservada para o milho de segunda safra.

“É a melhor época de plantio e pra fugir do risco de geada que tem lá na frente. Quanto mais cedo a gente plantar, mais calor pega essa lavoura, o milho principalmente, e maior produtividade ele dá”, explica o agricultor Jurandir Lamb. Depois do milho, ele ainda vai plantar aveia para fazer a chamada cobertura, melhorando a qualidade do solo.
De acordo com a Cooperativa Agroindustrial de Cascavel, foram colhidos 4% do total previsto para esta safra de soja no oeste do Paraná.
Imprimir