Imprimir

Notícias / Agricultura

Produção de soja deve atingir 6,1 mi de toneladas em MS, estima entidade

G1

 A produção de soja em Mato Grosso do Sul deve atingir 6,1 milhões de toneladas na safra 2013/2014, conforme estimativa da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS). O número é 5,2% maior que o registrado no ciclo 2012/2013, de 5,8 milhões de toneladas. Reportagem do MS Rural deste domingo (26) mostrou que a colheita atingiu 2% da área destinada ao grão.

Segundo a Aprosoja/MS, a área dedicada à oleaginosa aumentou 10%, passando de 2 milhões para 2,2 milhões de hectares. Entretanto, a produtividade caiu 5,3%, de 48,6 para 46 sacas por hectare.

O presidente da entidade, Maurício Saito, explicou que a produtividade foi comprometida pelo clima, principalmente na região sul do estado, onde a falta de chuva em dezembro prejudicou a formação dos grãos.

"Em relação à projeção inicial pós-plantio, a gente acredita em uma perda em torno de 300 mil toneladas no estado, dado o problema de estiagem no cone sul", afirmou Saito.

Os resultados desta safra são avaliados pela equipe técnica do Rally Safra, que está percorrendo as lavouras de soja em Mato Grosso do Sul, e vão fazer parte de um relatório com dados da produção de soja em 14 estados do país.
Segundo o coordenador da equipe, Fábio Meneghin, são feitos levantamentos de população, do número de plantas por hectare, das perdas na colheita, do pesos e da umidade dos grãos, de pragas e doenças, da quantidade de nutrientes disponível, entre outros elementos.
Imprimir