Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Enchente e contaminação da água prejudicam comércio do peixe em SP

Globo Rural

 Pescadores do sul do estado de São Paulo estão com dificuldade para vender a manjuba, peixe bastante encontrado no Rio Ribeira. Isso porque muita gente acredita que a água possa estar contaminada por causa das enchentes, que este mês, destruíram parte do município de Itaoca.

Pescadores do município estão com os peixes estocados, a espera de compradores, justo depois do período de defeso da manjuba, que terminou no último fim de semana. "Não conseguimos vender este ano porque ninguém sabe dizer o que tem na água", diz os pescador Renan de Castro.

Por causa da preocupação dos pescadores, Santiago Quijano, professor do curso de Engenharia de Pesca da Unesp (Universidade Estadual Paulista), fez uma pesquisa. O objetivo foi saber que tipo de espécies apareceram mortas depois da forte chuva que atingiu a cidade de Itaóca no dia 12 deste mês.

"Observamos 18 espécies de peixes mortas. A mortandade foi causada principalmento pelo sorretamento de terra. Então, de certa forma a população não precisa se preucopar e pode consumir peixe", diz.

Além da pesquisa da Unesp, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo) acompanha o trabalho de coleta da água. Técnicos recolhem as amostras em pelo menos seis pontos diferentes do Rio Ribeira. Um dos testes é feito na hora. Reagentes químicos são colocados na água coletada.

“O rio continua turvo, porém a quantidade de oxigênio e acidez da água que medimos está em valores normais”, explica Sidney Barcelos, engenheiro da Cetesb. O resultado da coleta da água deve ser divulgado pela Cetesb nos próximos 15 dias.
Imprimir