Imprimir

Notícias / Geral

Holanda bloqueia estoque sob suspeita de ter carne de cavalo

France Presse

 As autoridades sanitárias holandesas (NVWA) anunciaram, nesta quarta-feira (29), o bloqueio da distribuição de 690 toneladas de carne bovina provenientes de um matadouro, depois que vestígios de outra carga, de origem equina, foram encontrados durante uma inspeção.

"Foi detectado DNA de cavalo em quatro lotes de cortes de carne bovina do matadouro", informou a NVWA, em um comunicado, esclarecendo que a medida é "preventiva".

Na investigação, aberta depois de se constatar a irregularidade, também se descobriu que o matadouro, que fica na cidade de Dodewaard (centro da Holanda), "'havia comprado mais cavalos do que os que foram preparados 'oficialmente".
"Toda a carne (690 toneladas), que havia sido armazenada em frigoríficos e geladeiras, permanecerá bloqueada até que a empresa prove seu conteúdo e sua origem", completou a NVWA.

A empresa, identificada pela imprensa local como matadouro Van Hattem Vlees, deverá especificar a origem de todos os lotes de carne e ossamentas vendidos entre 1o de janeiro de 2012 e 23 de janeiro de 2014.

No ano passado, a NVWA solicitou a detenção do comerciante holandês Willy Selten e de um de seus sócios, acusados de vender 300 toneladas de carne de cavalo como se fosse de vaca.
Imprimir