Imprimir

Notícias / Agricultura

Excesso de calor prejudica lavouras de goiaba em São Paulo

Globo Rural

 Em São Paulo, o calor está prejudicando muito as lavouras. E a produção de goiaba é uma das mais afetadas. O preço pago pela indústria vem caindo e a falta de chuva prejudica também o combate às pragas.

A expectativa do produtor Osmar Pinotti, que tem uma fazenda com 10 mil pés de goiaba em Matão, região central do estado de São Paulo, era de produzir 100 quilos da fruta por pé. Mas ele calcula uma quebra de 35% na safra e, se não chover logo, o prejuízo deve aumentar. Na região, 35 fazendas produzem goiaba.

A safra só está garantida para o produtor que apostou em tecnologia. O céu pode continuar com poucas nuvens e pode faltar chuva, mas isso não vai atrapalhar a produção na fazenda de José Jodenir Pinotti. A goiaba está graúda e sem manchas.

O segredo está na irrigação: cada pé recebe 40 litros de água por dia. Para enfrentar o calor e a estiagem, duas caixas de água com 20 mil litros cada uma abastecem a plantação. O sistema irriga 14 mil pés durante nove horas por dia.
O investimento aumentou a produtividade. Cada pé produz cerca de 400 quilos em sete meses de safra. “A polpa está graúda e bonita, se não tivesse irrigação, não estaria assim”, garante o agricultor.

Imprimir