Imprimir

Notícias / Agronegócio

Cooplantio disponibiliza nova operação de crédito do agronegócio

22B

 A crise financeira estabelecida no Rio Grande do Sul, em 2013, teve origem na frustração de safra de soja do ano anterior, com 6,5 milhões de toneladas, em torno de 50% da produção esperada. Em 2013, foram colhidas 12,5 milhões de toneladas, porém, os compromissos de contratos e de preços se estenderam a partir do ano anterior e foram acompanhados por importante redução da margem de industrialização do óleo de soja com impactos para todo o setor.

Nesse contexto, as atividades e o planejamento dos negócios exigem contínua adaptação e criação de novas oportunidades para viabilizar a produção de alimentos. A Cooplantio buscou novas fontes de financiamento para seus associados, com apoio e planejamento do Rabobank, e realizou sua primeira operação de títulos do agronegócio, denominados CRA (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), no valor de R$ 60 milhões.

Após análise minuciosa da performance da carteira de recebíveis e da governança da Cooplantio, a estrutura foi avaliada pela agência Fitch Ratings e obteve nível plenamente satisfatório aos exigentes padrões de investimento emanados pela CVM – Comissão de Valores Mobiiários, e pelo Rabobank , que decidiu tornar-se o principal investidor na operação. O ineditismo da estrutura e da operação, somados ao rigor das exigências de investidores do mercado de capitais demonstram a vitalidade do agronegócio.

A Cooplantio nasceu do espírito inovador de um grupo de agricultores, que se organizou para desenvolver o Plantio Direto, com base no lema “plantando ideias e colhendo soluções“. Depois adotou a lógica de que a rentabilidade da lavoura é proporcional ao conhecimento aplicado por hectare. Em 2014, quando comemora 24 anos, a Cooperativa continua inovando, agora, com modelos de negócio e fontes complementares de financiamento para os agricultores.
Imprimir