Imprimir

Notícias / Agronegócio

No CE, milhares de cisternas estão paradas à espera de instalação

Globo Rural

 No sul do Ceará tem chovido bastante, só que a água está caindo e não há onde armazenar. Enquanto isso, milhares de cisternas estão estocadas à espera de uma ordem de instalação.

Em Cedro, município do centro-sul do estado, as cisternas que deveriam estar acumulando água das chuvas estão guardadas em um terreno há três meses, segundo os moradores. São 730 reservatórios, cada um com capacidade para armazenar 16 mil litros de água.

Este é um sonho antigo da dona de casa Antônia Rosália da Silva, que mora em uma casa simples às margens de uma rodovia e acaba se arriscando para conseguir um pouco de água. A rotina é cansativa até chegar do outro lado da pista para encher os depósitos.

De acordo com a prefeitura, a demora na entrega se deve ao processo burocrático das licitações, que vai desde a compra das cisternas até a instalação.

Em Várzea Alegre, as cisternas, quase 700 reservatórios, foram parar em um estádio de futebol.

Segundo a Secretaria de Agricultura do município, as cisternas estão lá desde o ano passado porque o projeto 'Água para Todos' ainda está na fase de cadastramento das famílias.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará informa que as obras para instalação das cisternas nos municípios de Cedro e Várzea Alegre devem começar na próxima segunda-feira (17).
Imprimir