Imprimir

Notícias / Agricultura

Safra de soja em MT corresponderá a 9.4% da produção mundial

De Sinop - Alexandre Alves

 A safra de soja 2013/14 em Mato Grosso poderá chegar a 26.9 milhões de toneladas, caso a produtividade média das lavouras se mantenha em torno de 54 sacas por hectare – quantidade obtida nesse início de colheita, com 21.7% da área ceifada.

Se os dados se confirmarem, os produtores rurais mato-grossenses produzirão cerca de 30% da safra nacional da oleaginosa e 9.4% do total mundial, segundo divulgação feita esta semana, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O Imea explica que a produtividade saiu de 51,6 sacas por hectare para 54 sc/ha, elevação de 4,7% em comparação ao levantamento anterior e de 8,39% com relação à safra passada. Com a alta da produtividade, a produção esperada é recorde, sendo 13,6% maior que a produzida em 2013, que foi de 23,8 milhões de toneladas.

Aumento na produção de soja impulsiona PIB em Mato Grosso
Produtividade cresce 8% e estimativa de produção sobe para 27 mil toneladas

Desta forma, a elevação com a produtividade contribuiu com o acréscimo de 1.2 milhão de toneladas no mercado, diz o instituto. Essa evolução tão grande só foi possível devido à soma de vários fatores. Um deles é referente ao clima, que foi excepcional em várias regiões. Isso contribuiu para que as primeiras lavouras colhidas tivessem produtividades iguais ou até melhores que as dos anos anteriores.

“Outro fator é a diminuição de área de primeiro ano em relação à safra passada. Nesta safra são 382 mil hectares que produzem soja pela primeira vez e tem uma produtividade menor. Já na safra anterior, esse valor era de 842 mil hectares” informa o Imea.
Imprimir