Imprimir

Notícias / Agricultura

Agricultores do Sul investem em nova fronteira agrícola no PI

Globo Rural

Agricultores do Sul do país estão plantando soja em uma nova área no Piauí. Com boa infraestrutura, chuva em quantidade ideal e próxima à capital, a região despertou o interesse de muitos investidores.

A mais nova fronteira agrícola fica na região do Médio Parnaíba, entre os municípios de Miguel Leão, São Pedro e Regeneração, próximo a Teresina.

Dois fatores têm atraído os produtores, o primeiro deles é a regularidade das chuvas. Elas começaram no mês de novembro e a expectativa é de que continuem até abril. As condições de solo também são favoráveis, com muita argila e matéria orgânica, que facilitam o desenvolvimento da soja.

Outras vantagens para os produtores são a proximidade com a capital, a boa situação das estradas e o preço da soja em Teresina, considerado um dos melhores do Nordeste.

Vilson Bega viajou cerca de 2.750 quilômetros do município de Arapongas, no norte do Paraná, até São Pedro do Piauí. Ele adquiriu 926 hectares de terras na região e acaba de plantar soja em 40% da área. A empolgação é tanta que o produtor planeja aumentar o tamanho da área plantada já a partir da próxima safra.

No fim do ano passado, quando iniciou o plantio, o Piauí esperava colher 1,67 milhão de toneladas de soja, mas a escassez de chuva na região Sul pode reduzir a produção em 35%. No Médio Parnaíba, o otimismo dos produtores continua. “Como esta área é uma área de primeiro ano, a resposta da soja já está a olhos vistos. A região promete, o regime de chuvas é bom e tem tudo para dar certo”, diz o agricultor Emerson Bega.

A colheita na região começa em maio.
Imprimir