Imprimir

Notícias / Agricultura

Seca compromete desenvolvimento final das lavouras de milho de MG

Globo Rural

 A estiagem afetou a safra de milho de Minas Gerais. O estado, que é o maior produtor do grão nessa época do ano, está registrando perdas significativas.

Em uma rápida caminhada pela lavoura de milho, o agricultor Valdenir Barbosa constata que a colheita nos 250 hectares de milho que plantou em Patrocínio, no Alto Paranaíba, não vai render o esperado. “Uma queda de 15% a 20% já está constatada na lavoura”, diz.

Tradicionalmente, na região do Alto Paranaíba durante o mês janeiro a chuva é abundante, a média gira em torno de 280 a 300 milímetros, quantidade excelente para o desenvolvimento final do grão, mas este ano, os produtores sofreram com a falta de chuva. A quantidade de água que caiu não chegou a 50 milímetros.

As lavouras plantadas um pouco mais tarde, como a do agricultor Marco Aurélio Rigolin, em Coromandel, sofreram ainda mais com a estiagem.

“A produtividade esse ano vai ser fraca, né? Eu tenho milho plantado no final de novembro e ele falhou muito, faltou muita chuva no enchimento do grão. Eu esperava colher, mais ou menos, 200 sacas por hectare e agora com essa falta de chuva, esse milho vai produzir umas 100, 120 sacas por hectare. Praticamente não vamos ter lucro, não".
Imprimir