Imprimir

Notícias / Geral

Cisternas que estavam abandonadas começam a ser distribuídas no CE

Globo Rural

 Centenas de cisternas estavam estocadas em municípios do Ceará enquanto as famílias, no campo, sofriam com a falta de água. A situação começou a mudar, as obras foram iniciadas e já tem gente feliz da vida.

Em Várzea Alegre, região centro-sul do Ceará, a chuva das últimas semanas já acumulou um bom volume de água. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Ematerce) foram mais de 400 milímetros.

Se tem chuva é bom para o agricultor e melhor ainda para quem esperava tanto pelas cisternas, que pouco a pouco, começam a ser retiradas do estádio de futebol do município e seguem direto para as comunidades rurais.

Uma cisterna que foi instalada no fim de semana, com o pouco de chuva que caiu já tem água acumulada. Francisca das Chagas e Antônio Alves Barbosa não escondem a alegria em casa.

Centenas de cisternas estavam amontoadas nos municípios de Cedro e Várzea Alegre. Hoje, a previsão é de que em 90 dias, todas as cisternas estejam instaladas.

No sítio Bom Jesus, os reservatórios vão chegando e mudando o cenário. Um sonho antigo que a moradora Sônia Maria da Silva não via a hora de realizar.

A construção das cisternas faz parte do programa Água para Todos. Ao todo, os agricultores do Ceará devem receber 19.380 unidades, uma boa ajuda na convivência com a seca.

Imprimir