Imprimir

Notícias / Agronegócio

MDA entrega equipamentos para mais 118 municípios gaúchos

MDa

 O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega nesta quinta-feira (20), 28 motoniveladoras e 90 caminhões-caçamba para 118 municípios do Rio Grande do Sul. A doação das máquinas, que faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), irá beneficiar uma população rural superior a 320 mil pessoas. A presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, vão participar da solenidade que será realizada em Caxias do Sul (RS).

O delegado federal do MDA no Rio Grande do Sul, Marcos Regelin, destaca que o Governo Federal já universalizou a entrega de retroescavadeiras no estado – no total foram doadas 455 máquinas deste tipo. “Todos os municípios com menos de 50 mil habitantes já receberam as retroescavadeiras. Agora, estamos na fase de entrega dos caminhões e patrolas, isso significa que estes municípios estão recebendo seu segundo equipamento”, assinala Regelin.

Para a aquisição das máquinas, foram investidos R$ 35,3 milhões. Com esta doação de equipamentos serão beneficiados mais de 72 mil agricultores familiares. “Estes equipamentos impactam a qualidade de vida no meio rural. Com estradas conservadas fica mais fácil e barato escoar a produção, o que é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar”, atenta o delegado do MDA ao lembrar que a manutenção das estadas vicinais beneficia toda a população que mora no meio rural. “São por estas estradas que circula o transporte escolar e os técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural, por exemplo,” conclui.

Pronaf
Um dos municípios contemplados com essa doação de equipamentos do PAC 2 é Westfália, onde cerca de 10% da população acessa recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com uma população de 2,7 mil habitantes, Westfália já recebeu do Governo Federal uma retroescavadeira e nesta quinta-feira recebe uma motoniveladora. Para o prefeito do município, Sérgio Marasca, os equipamentos doados pelo PAC 2 auxiliam a administração municipal a atender as demandas da população. “Com estas máquinas temos condição de fazer um excelente atendimento aos nossos produtores rurais. Um bom exemplo é a retroescavadeira doada pelo MDA. Um dia após ela chegar, já foi trabalhar”, revela o prefeito.

O gestor municipal salienta que as pequenas prefeituras têm baixa capacidade de investimento e que a doação dos equipamentos é uma ação que melhora a vida dos agricultores e de todos os que moram na zona rural. “Antes do PAC o prefeito precisava de um mandato inteiro para comprar uma destas máquinas, agora recebemos logo três tipos diferentes. Isto nos ajuda a melhorar as estradas e a manter os filhos dos colonos no campo”, adianta.

Produção nacional
Todos os 18.073 equipamentos adquiridos pelo Governo Federal, pelo PAC 2, para beneficiar 5.061 municípios selecionados, foram produzidos no Brasil. Na avaliação do coordenador do PAC 2 no MDA, Lucimar Parisotto Carnizella, “além de melhorar a vida dos agricultores a compra destas máquinas também gera empregos na cidade.”

“O PAC Equipamentos tem o objetivo de auxiliar na conservação das estadas vicinais, mas como priorizamos a compra de máquinas feitas no Brasil, o programa também fomenta e fortalece a indústria nacional, gerando emprego e renda na cidade”, analisa o coordenador. No Rio Grande do Sul, o MDA comprou 1.201 retroescavadeiras produzidas em Caxias do Sul e 898 caminhões produzidos em Canoas. O total investido nas aquisições supera os R$ 419 milhões.
Imprimir