Imprimir

Notícias / Agronegócio

Sacramento, MG, decreta situação de emergência por falta de chuva

Globo Esporte

 A prefeitura de Sacramento, no Triângulo Mineiro, decretou situação de emergência por causa da estiagem. Laudos técnicos apontam perdas de 50% nas lavouras do município.

As folhas estão secas, amareladas e a altura dos pés de soja tem 30 centímetros menos do que era esperado. Alguns deles estão totalmente destruídos na propriedade do produtor Reginaldo Souza Júnior.

Na fazenda ao lado, de longe o verde parece animador, mas só parece. Rogério Alves trabalha há 22 anos com soja e nunca enfrentou uma seca como essa. "Essa área nunca produziu abaixo de 50 sacas por hectare e, este ano, eu acredito que ela vá produzir 3 ou 5 sacas por hectare, o que não paga nem o arrendo."

Outras culturas, como o milho, também foram prejudicadas. As espigas estão pequenas, com poucos grãos. "Nós temos perdas nas lavouras de soja e milho e em outras atividades também, mas principalmente nestas duas, com perdas muito altas. Têm áreas onde nem vai ser possível colher", explica Hermógenes Vicente Ribeiro, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento.

Um relatório técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) calcula um prejuízo em torno de R$ 81 milhões, considerando os valores atuais de mercado e a estiagem dos últimos meses.

Desde dezembro até agora, a quantidade de chuva registrada é cerca de 30% menor do que a média dos últimos 30 anos. A situação motivou o prefeito Bruno Cordeiro a decretar situação de emergência.
Imprimir