Imprimir

Notícias / Agricultura

Estiagem provoca perda de cerca de 20% na soja plantada no RS

Globo Rural

 No Rio Grande do Sul, a falta de chuva e as altas temperaturas comprometeram as lavouras de soja. As perdas chegam a 20%.

Neste verão, o sol deixou marcas profundas na lavoura de Aluir Artifon, que trabalha como agricultor há mais de 30 anos. Ele plantou 80 hectares de soja em Carlos Gomes e o rendimento de 20 sacas por hectare deve ser suficiente apenas para custear o financiamento bancário.

As chuvas irregulares que davam esperança no início da cultura pararam por quase 40 dias. O crescimento até foi bom, mas a floração e o enchimento de grãos ficaram prejudicados.

"As temperaturas chegaram a 40ºC, em muitos dias até passaram disto, então altas temperaturas aliadas à falta de chuva, favorecem o abortamento das flores e vagens", explica Leandro Natan Richwicki, agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Vitório Bartinik estima perdas em torno de 70% no município vizinho, Centenário. Além da falta de chuva, o controle das doenças, como a ferrugem asiática, e das pragas, como as lagartas, foi difícil por falta de umidade para aplicação dos defensivos, o que acabou encarecendo a cultura.

A primeira chuva do ano, no último fim de semana, e mesmo as próximas, não devem mudar a realidade, já que a grande maioria das lavouras já completou o ciclo de desenvolvimento e está em processo de amadurecimento.

Imprimir