Imprimir

Notícias / Agricultura

“Pacote” de milho e farelo de soja está mais caro que há um ano

Avisite

 Porque o ”pacote” de insumos essenciais à produção de um frango ou um ovo – o milho e o farelo de soja – vem sofrendo rápido aumento de preços. E, no momento, alcança valor superior ao registrado no decorrer de fevereiro do ano passado.

A base adotada pelo AviSite para demonstrar o encarecimento desses insumos é um “pacote” contendo 3 kg de milho e 1 kg de farelo de soja, aproximadamente a mesma proporção (3:1) observada em uma ração para frangos.

Pois bem: um ano atrás, em fevereiro de 2013, com os preços do milho e do farelo já em queda em relação a 2012, esse “pacote” custou, em valores arredondados, R$2,57. Já no momento tem um valor 10,37% maior porque, principalmente, o farelo de soja aumentou quase 30% (o milho, embora com aumento mensal significativo, registra no momento incremento de menos de 1% em relação à média de fevereiro de 2013).

Até aí, os aumentos enfrentados não teriam grande reflexo sobre os resultados econômicos do setor não fosse o fato de, tanto frangos como ovos, virem obtendo remuneração menor que a de fevereiro do ano passado.

O efeito disso é que o poder de compra do produtor de frangos em relação ao “pacote” de milho e farelo de soja é, atualmente, 25,81% menor que o de um ano atrás. Já para o produtor de ovos (embora seu “pacote” real tenha proporções diferentes) a queda no poder aquisitivo chega a 27,64%.

O gráfico abaixo é bem sugestivo das altas recentes que as matérias-primas vêm experimentando. O que ele não mostra é que o atual poder de compra do produtor de frango se encontra no momento no mais baixo nível dos últimos 8 meses.

Ou, retrocedendo 17 meses (isto é, até outubro de 2012), constata-se que o atual poder de compra só é menor que o observado entre maio e junho do ano passado, até aqui o pior momento do frango em mais de ano e meio.
Imprimir