Imprimir

Notícias / Agronegócio

Presidenta entrega 118 máquinas do PAC 2 a municípios gaúchos

MDA

“Mais de 90% dos municípios brasileiros têm até 50 mil habitantes, isso significa que cerca de 83% de toda a produção agrícola do Brasil estão nessas regiões,” ressaltou a presidenta Dilma Rousseff ao entregar 118 máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para municípios do Rio Grande do Sul, na manhã desta quinta-feira (20), na Universidade de Caxias do Sul.

A presidenta destacou a importância das máquinas entregues pelo Governo Federal em todo o País. “Essas 18 mil máquinas, para esses 5061 municípios que nós estamos distribuindo, têm um papel fundamental, pois permite autonomia para os prefeitos atenderem as demandas da população”, afirmou a presidenta.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que também participou da cerimônia, lembrou que as prefeituras selecionadas pelo PAC devem ter até 50 mil habitantes, reforçando o que foi dito pela presidenta. “Para esses municípios, o programa prevê a doação de uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba, com o objetivo de ter melhores condições de cuidar das estradas vicinais do interior do estado”, adiantou o ministro.

PAC RS

No evento, foram entregues aos municípios gaúchos, 28 motoniveladoras e 90 caminhões-caçamba. A expectativa é que os novos equipamentos beneficiem mais de 72 mil famílias de agricultores e uma população rural superior a 320 mil pessoas. Para a aquisição dessas máquinas foi investido R$ 35,3 milhões.

Segundo o ministro, 455 municípios gaúchos foram beneficiados e todos os municípios brasileiros já receberam retroescavadeiras. Com essa entrega, o Rio Grande do Sul terá recebido: 218 motoniveladoras e 167 caminhões-caçamba. “Até o final de maio, a nossa previsão é finalizar as entregas. Então, todas as prefeituras, até o final de maio, devem receber todos os equipamentos doados pelo PAC”, assinalou Pepe Vargas.
Imprimir