Imprimir

Notícias / Agricultura

Colheita da uva movimenta vinícolas e atrai milhares de turistas ao RS

Globo Rural

 O município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, está aproveitando a colheita da uva para incrementar o turismo. Várias atividades foram preparadas para atrair os visitantes.

As vinícolas começam a receber as primeiras variedades da fruta e a partir de agora tem muito trabalho pela frente, afinal são cerca de 40 mil hectares de área plantada na região e muita uva para colher.

Os vinhedos estão cobrindo as montanhas espalhadas por toda a Serra Gaúcha. Nos parreirais da região, a expectativa é colher cerca de 600 mil toneladas de uva para a alegria das vinícolas e, principalmente, dos turistas.

Quem visita o Vale dos Vinhedos conhece todo o processo de produção de sucos, vinhos e espumantes nas vinícolas. Também é possível comer uva debaixo das parreiras, experiências que apenas são possíveis no verão. Para explorar o potencial da Serra, também nesta estação, foi criado o Bento em Vindima, evento que já está na 5ª edição.

Até março estão previstas 186 atrações para cerca de 70 mil visitantes. A economia do município também é beneficiada, somente em um hotel, a procura por leitos cresceu 15% em relação ao ano passado.

A safra da uva também é destaque em outro município gaúcho: Caxias do Sul, onde a cada dois anos, uma grande festa é preparada.

A festa, que está na 30ª edição, começou dia 20 e vai até 9 de março. Neste período, mais de 1 milhão de pessoas devem passar pelo evento.

Charles Venturin cultiva uvas na região e fala sobre as variedades e o concurso que vai eleger a melhor uva em várias categorias.
Imprimir