Imprimir

Notícias / Geral

Dilma diz que máquinas do PAC2 dão autonomia para prefeitos atenderem a população

MDA

A presidenta Dilma Rousseff começou o discurso na entrega de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), nesta quarta-feira, em Betim (MG), falando das mudanças que essas doações estão promovendo nas cidades brasileiras. Ela lembrou que as estradas vicinais eram abertas e conservadas com equipamentos em mau estado, ou alugados e, até mesmo, com ferramentas manuais. “Eu estou certa, que é por isso, que esse programa tem um papel muito importante em todos os municípios, por dar autonomia aos prefeitos de fazer o que deve ser feito. Fazer o que a população pede.”

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregou juntamente com a presidenta, a chave de 226 equipamentos, entre motoniveladoras, caminhões-caçamba e caminhões-pipa, a 209 municípios mineiros. Dilma salientou que todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, além dos localizados no semiárido ou em situação de emergência, estão sendo beneficiados com as doações do PAC 2. “Nós não olhamos para a opção partidária do prefeito, futebolística e muito menos religiosa. Todos os prefeitos de municípios com até 50 mil habitantes têm direito ao kit de três máquinas. Isso é uma evolução no País. Todos têm direito.”

O ministro Pepe Vargas acrescentou que, embora as máquinas doadas as prefeituras sejam usadas em áreas rurais, o PAC 2 não beneficia apenas esses moradores. A população das cidades também é beneficiada com a compra dos equipamentos pelo Governo Federal. “Todas as máquinas são adquiridas da indústria nacional. Isso ocorre porque a presidenta Dilma enviou ao Congresso Nacional o Plano Brasil Maior, que faz com que as empresas brasileiras tenham uma margem de preferência nas licitações. Ou seja, além de melhorar a vida das pessoas que vivem no campo, está estimulando a indústria nacional e gerando emprego no País.” O investimento para aquisição das 226 máquinas foi de R$ 67,5 milhões.

PAC MG

Minas Gerais tem 792 municípios que se enquadram nas regras do PAC 2. Até agora, essas prefeituras já receberam 1.740 equipamentos entre retroescavadeiras, motoniveladoras, pás carregadeiras, caminhões-caçamba e caminhões-pipa. O investimento do Governo Federal com essas compras foi de R$ 423, 2 milhões.

Imprimir