Imprimir

Notícias / Economia

Produto Interno Bruto cresce 2,3% em 2013 e PIB per capita registra aumento de 1,4%

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou um crescimento de 2,3% em 2013, em relação ao ano anterior, segundo informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em levantamento divulgado nesta quinta-feira (27).

Já o PIB per capita acumulou no mesmo período aumento de 1,4%, alcançando R$ 24.065. A expansão do PIB resultou do aumento de 2,1% do valor adicionado a preços básicos e do crescimento de 3,3% nos impostos sobre produtos líquidos de subsídios.

“O resultado do valor adicionado neste tipo de comparação refletiu o desempenho das três atividades que o compõem: agropecuária (7,0%), indústria (1,3%) e serviços (2,0%)”, divulgou o instituto.

Leia também:
Economia brasileira cresce menos do que média mundial prevista pelo FMI
Maquinário de duas usinas em Mato Grosso vai a leilão em março

O IBGE aponta que o crescimento em volume do valor adicionado da agropecuária é proveniente do comportamento de várias culturas importantes, que registraram aumento na estimativa anual de produção e ganhos de produtividade, com destaque para soja (24,3%), cana de açúcar (10,0%), milho (13,0) e trigo (30,4%).

Já na indústria, diz o instituto, teve destaque o crescimento da atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (2,9%), puxado pelo consumo residencial de energia elétrica.

Já a extrativa mineral acumulou queda de 2,8%, influenciado pela queda na extração de minérios. A construção civil e a indústria de transformação cresceram, ambas, 1,9% em relação a 2012.

Todas as atividades que compõem os serviços registraram crescimento acumulado no ano: serviços de informação (5,3%), transporte, armazenagem e correio (2,9%), comércio (2,5%), serviços imobiliários e aluguel (2,3%), administração, saúde e educação pública (2,1%), intermediação financeira e seguros (1,7%) e outros serviços (0,6%).
Imprimir