Imprimir

Notícias / Agricultura

Em Goiás, incidência de ferrugem asiática é a maior em oito safras

Globo Rural

 A incidência da ferrugem asiática nas lavouras de soja de Rio Verde, em Goiás, é a maior das últimas oito safras. Segundo os técnicos, houve descuido no trabalho de prevenção da doença.

A ferrugem asiática chegou ao Brasil há 12 anos e de lá para cá, trouxe muita preocupação para os produtores.
O fungo causa lesões nas plantas, o que provoca queda de folhas e afeta o desenvolvimento dos grãos.

O ataque da ferrugem asiática nesta última safra é considerado o pior dos últimos oito anos. Para se ter uma ideia, na safra 2012/2013, o primeiro foco apareceu no final de janeiro. Já na safra 2013/2014, isso aconteceu no início de dezembro, quase dois meses antes.

A chuva no começo do plantio ajudou a espalhar o fungo e apesar da estiagem anterior, a doença já havia comprometido as plantações. Cerca de 33% das amostras examinadas no laboratório do Sindicato Rural de Rio Verde estavam contaminadas, número muito acima, quando comparado com as análises feitas na safra de 2012, onde apenas 1% das lavouras tinha a doença.

O agrônomo Hércules Diniz lembra que é importante cumprir o vazio sanitário para evitar que os próximos plantios sejam contaminados. Além disso, deve-se monitorar sempre a lavoura para saber a hora certa de aplicar o fungicida.
Imprimir