Imprimir

Notícias / Agricultura

Agricultores do RS comemoram a boa safra da melancia

Globo Rural

 A colheita da melancia está chegando ao fim no Rio Grande do Sul. Em Encruzilhada do Sul, município que é o maior produtor da fruta no estado, os agricultores comemoram a boa safra. O resultado só não foi melhor por causa das altas temperaturas do verão.

Na propriedade de Fernando Martins, região do Vale do Rio Pardo do Rio Grande do Sul, a colheita está acelerada. Ele está conseguindo, em média, 45 toneladas de melancia por hectare.

A qualidade da fruta é boa, embora o sol forte tenha castigado um pouco. “A fruta chegou a dar uma amarelada mais rápido, mas proporcionou, por outro lado, um grande consumo, que foi onde elevou o preço nos picos de calor”, diz.
Em algumas regiões do estado, o calor foi mais forte e provocou perdas. No sul, o sol forte queimou as frutas e a Emater registra até 40% de perdas em algumas lavouras.

Em Encruzilhada do Sul, a situação é bem diferente e o calorão acabou beneficiando os agricultores. Não houve perdas significativas e os produtores puderam aproveitar o mercado. Com a quebra nas outras regiões, o preço da melancia pago ao produtor aumentou de R$ 0,40 no ano passado para até R$ 0,65 o quilo, pagos atualmente. Além disso, com o verão gaúcho superando os 40ºC, aumentou a procura pela fruta.

A colheita da melancia, no Rio Grande do Sul deve durar mais duas semanas. A Região Serrana, com clima mais ameno e abundância de terras, se tornou atrativa para os agricultores de outras regiões. Em quatro anos, Encruzilhada do Sul é o maior produtor de melancia do estado, com quase 3 mil hectares.
Imprimir