Imprimir

Notícias / Agronegócio

Senar catarinense estimula a aprendizagem de famílias rurais do Estado

Senar SC

 Esta é uma das atribuições do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, que neste mês de março promove 354 treinamentos gratuitos em todo o território catarinense beneficiando mais de 5.664 produtores rurais e suas famílias.

A entidade tem a missão de desenvolver ações de formação profissional rural e atividades de promoção social voltadas às pessoas do meio rural. As ações visam contribuir para a profissionalização de produtores, trabalhadores rurais e suas famílias, a sua integração na sociedade, a melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania. “O Senar estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive”, realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

TREINAMENTOS POR REGIÕES

Entre os treinamentos oferecidos no norte do Estado estão o de jardineiro em Porto União, de piscicultura em Joinville, de casqueamento e ferrageamento de equídeos de Mafra, de reflorestamento de Monte Castelo e manejo de gado leiteiro em Papanduva.

No Vale do Itajaí, o treinamento de artesanato com pintura beneficiará os produtores de Atalanta, de organização da propriedade rural em Doutor Pedrinho, de artesanato com fibras naturais em Massaranduba e beneficiamento da fibra de bananeira em Rio do Oeste.

Na região Sul ocorrem, entre outros, os cursos de rédeas em Araranguá, de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Biguaçu, de conservas de frutas em Orleans e de bordado em chinelos em São José.

Na serra catarinense está prevista a capacitação de fruticultura – colheita e comercialização em Cerro Negro, de queijos e industrialização de soro em Bom Retiro, de cultivo de plantas medicinais em Palmeira e licores e sucos em Ponte Alta.

A região do meio oeste contará com os cursos de primeiros socorros em Calmon, de confeitaria em Vargem Bonita, de artesanato em couro em Joaçaba e de instalação e manutenção de redes elétricas em Herval D’Oeste. No oeste¸ entre os treinamentos previstos estão o de doces de leite e iogurte em Caxambu do Sul, de artesanato com fibras naturais em Ipira, de conservas de frutas em Arvoredo e de organização da propriedade rural em Ipuaçu.

Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo oeste estão o de piscicultura em Dionísio Cerqueira, de tratamento de madeira em Itapiranga, de conservas de hortaliças e temperos em Riqueza e de qualidade do leite em Maravilha.

Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC, que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.
Imprimir