Imprimir

Notícias / Agricultura

Comercialização da safra de soja se aproxima dos 70% em Mato Grosso

De Sinop - Alexandre Alves

 A comercialização da safra de soja 2013/14 em Mato Grosso chegou a 69,6% na última semana, segundo informação divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O avanço em relação aos dados de fevereiro deste ano foi de 7.7 pontos porcentuais.

Apesar de se aproximar de 70%, o índice de venda da oleaginosa está atrasado em relação ao mesmo período do ano passado. Em março de 2013, a comercialização da safra 2012/13 de Mato Grosso estava em 75,9% do total.

Segundo fontes do setor, os negócios ficaram mais lentos nas últimas semanas em meio a reduções nas previsões de colheita do país em função do tempo adverso. Choveu muito no Estado entre janeiro e março, o que pode causar prejuízos ao agricultor devido à umidade e perdas na lavoura.

Plantio do milho segunda-safra no Estado atinge 91%
Colheita da safra de soja chega a 71% em Mato Grosso

Esse retardo no fechamento dos contratos fez o preço subir. O valor médio das vendas registradas no último levantamento do Imea foi de R$ 53,46 por saca de 60 quilos, que é o maior preço médio de comercialização da safra. "O que eleva também o preço médio ponderado, que passou para R$ 46,85, com pouco menos de um terço da produção 2013/14 de soja ainda a ser comercializada em Mato Grosso", disse o Imea no boletim da soja.

De acordo com o instituto, o tempo melhorou e permitiu um avanço da colheita na semana passada para 71,4% da área, em ritmo ligeiramente atrás da temporada passada para esta época. A safra total de soja em Mato Grosso é estimada em um recorde de 26,89 milhões de toneladas.
Imprimir