Imprimir

Notícias / Agronegócio

Chuva em abundância garante boa safra a agricultores do sul do Ceará

Globo Rural

 Os primeiros meses do ano têm sido bons para os agricultores do sul do Ceará. Com chuva abundante, já tem gente colhendo os primeiros grãos da safra.

Joaquim Gonçalves não sai da lavoura e ri à toa pelo milharal. Esse ano não faltou chuva, as plantas estão bonitas e prometem uma boa safra.

Um dos vizinhos, José Luiz dos Santos, plantou quase 8 hectares de milho e está satisfeito com a produção. Ele diz que deve lucrar bem mais que na safra passada, a expectativa é colher, pelo menos, 400 sacas de milho.

Em Missão Velha, de janeiro até agora, choveu 412 milímetros, quase o dobro do
acumulado em igual período do ano passado, o que favorece o bom desenvolvimento de várias culturas como o milho, o arroz e o feijão.

A quadra chuvosa começa no Ceará pela região sul do estado. Muitos agricultores iniciaram os plantios em dezembro e já é comum encontrar produtores colhendo o feijão, que é uma cultura mais rápida.

Maria Ana Gonçalves e a neta amanhecem o dia catando feijão verde. Em poucos minutos, elas conseguem um balde cheio e a certeza de fartura na mesa na hora do almoço.

Assista ao vídeo acima com a reportagem completa e saiba como está a situação dos reservatórios de Missão Velha, onde só nos primeiros 10 dias de março, o volume de chuva acumulado chegou a 190 milímetros, 80% do esperado para o mês todo, e também em Juazeiro, na Bahia.
Imprimir