Imprimir

Notícias / Agronegócio

AgFeed tenta acordo em processo movido pela SEC contra empresa

Agência Estado

 A AgFeed Industries Inc. disse que está discutindo um acordo com a Securities and Exchange Commission (SEC, a comissão de valores mobiliários dos EUA) no processo movido pelo órgão regulador contra a empresa. Na terça-feira, 11, a SEC entrou com uma ação contra a AgFeed e vários de seus ex-funcionários, alegando que eles orquestraram ou não impediram uma fraude contábil que inflou o faturamento da companhia em US$ 239 milhões entre 2008 e 2011.

A produtora chinesa de suínos e ração animal criava faturas falsas de vendas para inflar suas receitas e também falsificava o peso dos animais, de acordo com a SEC. Com as fraudes, a AgFeed conseguia inflar seu faturamento anual em até 103%, disse o órgão.

Segundo a SEC, oito ex-funcionários executavam o esquema ou o acobertavam. Um dos acusados é o ex-chefe da comissão de auditoria da empresa, K. Ivan Gothner, que supostamente sabia das fraudes mas havia ignorado uma recomendação para contratar investigadores externos.

Um dos advogados de Gothner disse nesta semana que a SEC não acusa seu cliente de envolvimento na fraude, e que ele 'fez o melhor que pôde dentro das circunstâncias'. Dois dos ex-funcionários chegaram a um acordo administrativo com a SEC, sem admitir ou negar as acusações do órgão.

A AgFeed tinha sede na China e era listada nos EUA até 2010, quando fechou um acordo de fusão com uma empresa norte-americana e passou a operar nos dois países. As ações da AgFeed deixaram de ser negociadas na Nasdaq em 2012 e a empresa pediu concordata em 2013. De acordo com a SEC, a companhia também abriu mão do registro que permite a negociação de suas ações no mercado norte-americano. Fonte: Dow Jones Newswires.


Imprimir