Imprimir

Notícias / Economia

Rentabilidade é o desafio na produção de leite

Imprensa Cotrijal

 Em sua 10° edição, o Fórum Estadual do Leite realizado, nesta quarta-feira (12), discutiu a realidade do leite no Brasil, mais especificamente na Região Sul, as perspectivas de preço para o produtor e os futuros desafios para a produção. O evento foi promovido pela Cotrijal e CCGL Lac.

Sobre as perspectivas para a área de leite, o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Lorindo Stock, explicou que o Sul tem aptidão e estrutura e é o ambiente do leite, sendo a região que mais cresce na produção no Brasil.

Já referente às perspectivas de mercado de nível nacional e internacional, ele diz que fora do país são excelentes, porque o leite está em alta ascendente e parecida com 2007 e 2008, principalmente pela demanda dos países emergentes. Além disso, a expectativa é uma maior exportação.

Durante o fórum também foi discutida a questão da imagem do refrigerante em queda em relação ao leite. Lorindo acredita que o leite pode ganhar mercado. “É a oportunidade de mostrar que o leite, além de gostoso, faz bem para a saúde”.

De acordo com o superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, é necessário avançar na escala de produção, já que o leite é uma atividade econômica importante nas propriedades rurais. “Os produtores que querem permanecer no mercado e ganhar dinheiro com a atividade leiteira precisam trabalhar ela de forma racional e tecnológica, e, é claro, precisam ter escala. Não se pode fazer uma atividade sem volume, porque é do volume que se dilui custos fixos e que se utiliza os investimentos na propriedade”.

O fórum também teve palestra com o consultor Wagner Beskow, sobre o tema “O que precisa acontecer no campo para que o leite seja competitivo frente a outras alternativas produtivas”, e com o assessor técnico Eduardo Condorelli, do Sistema Farsul, acerca “Como superar os desafios e atender ao Cadastro Ambiental Rural”.
Imprimir