Imprimir

Notícias / Agricultura

Irregularidade da chuva preocupa os agricultores do sertão do PI

Globo Rural

 A irregularidade das chuvas preocupa os agricultores no sertão do Piauí. Algumas plantações ficam semanas sem nem uma gota de água sequer.

Em três anos de estiagem, uma das maiores barragens do interior do estado não suportou a seca prolongada. Cajazeiras fica em Pio lX, na região centro-sul do Piauí, quase na divisa com o estado do Ceará, e abastece um município de 20 mil habitantes, onde as perdas na lavoura passam de 50%.

Sem chuvas regulares há dois meses, Inácio de Sousa arriscou plantar milho. Conseguiu alguns pés na roça de cinco hectares, o problema é que agora, o milharal está praticamente sendo devastado por uma praga. "Para combater isso aqui precisa de muito trabalho, está difícil", diz.

A 40 quilômetros do local, no município de Fronteiras, o açude Barreiras também sofre os efeitos da forte estiagem. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), que administra o reservatório, a barragem está com apenas 12% da capacidade total.

Já no município de São Julião, a irregularidade das chuvas não desanimou quem sobrevive do campo, caso de Celso Rodrigues, que aproveitou a terra molhada para plantar quase 2 hectares de milho. Os pés, plantados há pouco mais de um mês, já estão grandes – resta saber se a colheita vai atender às expectativas do agricultor. "Se Deus quiser, eu pretendo tirar pelo menos o do mês", conta.
Imprimir