Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Tempo seco predomina e situação das barragens de SP só piora

Globo Rural

 Em São Paulo, o tempo seco predomina. O verão foi mais quente que o esperado e a situação é crítica em muitas barragens.

A estação das águas se despede com uma paisagem nada comum para esta época do ano.
No reservatório da Usina de Marimbondo, que fica na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, a régua exposta indica onde o nível da água deveria estar neste período, mas com o verão mais seco dos últimos 30 anos, o nível das represas não voltou a normal.

O nível baixo da água do reservatório da Usina de Marimbondo no fim do verão ilustra bem a situação das principais hidrelétricas do Sudeste e Centro-Ooeste, que são responsáveis por 70% de toda a energia produzida no país.
Hoje a usina opera com 25% da capacidade, enquanto nesta mesma época do ano passado, o índice chegava perto dos 50%.

De acordo com o operador nacional do sistema, apesar do volume baixo não há comprometimento para a geração de energia. O problema é que a previsão para o outono não é nada animadora.

Os pescadores reclamam que com o nível baixo da água, os peixes desapareceram. “Fiquei o dia inteiro aqui para pegar uma piranha. Tem gente que nem isso pegou”, diz Cláudio Alves Dias.

As temperaturas, neste verão, ficaram até 5ºC acima do esperado no Sudeste. A quantidade de chuva ficou abaixo da média prevista na maior parte do Brasil.
Imprimir