Imprimir

Notícias / Política

FPA pede ajuda de ministro para derrubar proibição do plantio de cana em Mato Grosso

De Brasília - Vinícius Tavares

Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pediram ao ministro Neri Geller sua interlocução com a Casa Civil da presidência da república para derrubar a proibição ao plantio de cana de açúcar nas bacias do Paraguai e Amazônia.

Um dos pedidos foi feito pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), que participou de reunião com Neri Geller na sede da FPA nesta terça-feira (25.3), em Brasília. A reivindicação foi reforçada também por parlamentares de Mato Grosso do Sul.

Leia mais
Governo deve rever proibição de cana-de-açucar na Amazônia, Pantanal e Araguaia
CMA aprova projeto que autoriza plantio de cana-de-açúcar em áreas degradadas da Amazônia Legal

O plantio está proibido nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima e em parte de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

“Os outros ministros que passaram pelo governo Dilma tiveram a intenção mais não tiveram o esforço de resolver assuntos tão importantes. Agora com o Neri, mesmo em pouco tempo, esperamos que esses assuntos sejam abordados com empenho para serem solucionados”, disse Leitão.

O plantio nestas regiões está proibido desde setembro de 2009 quando o governo instituiu por decreto o Zoneamento Agroecológico Nacional da Cana de Açúcar (ZAE Cana), através do qual o plantio de cana só poderá se dar em áreas que possam ser cultivadas mecanicamente.

Durante a reunião-almoço com Neri, Leitão pediu também que a pasta se envolva mais com as questões indígenas “que tem sido pauta frequente para a FPA”.

Outro assunto abordado pelo deputado foi a nova lei de cultivares, para a qual foi designado como relator. A lei garante aos pesquisadores direitos de Propriedade Intelectual para novas variedades de vegetais.
Imprimir