Imprimir

Notícias / Agronegócio

Abate de bovinos, frangos e suínos foi recorde em 2013

O Estado de S. Paulo

O Brasil registrou abate recorde de bovinos, frangos e Suínos em 2013, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O consumo interno de carnes aumentou, impulsionado por preços convidativos, mas as exportações também ajudaram o resultado.

O número de bovinos abatidos no ano passado alcançou 344 milhões de cabeças, aumento de 10,6% em relação ao ano anterior, que já tinha sido recorde dentro das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, Aquisição de Leite, Couro e Produção de Ovos, iniciada em 2000.

"Houve um aumento da demanda mesmo", justificou Oc-tavio Costa de Oliveira, pesquisador da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

De acordo com ele, dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostraram uma retomada nas exportações de carne resfriada no ano passado. No entanto, a alta no volume exportado foi menor do que a verificada no volume abatido no País, o que significa uma elevação do consumo interno.

"Os preços da arroba ao produtor se mantiveram no mesmo patamar. Mas, para o consumidor, os preços voltaram a se depreciar, então isso favoreceu o consumo. O consumidor brasileiro tem preferência pela carne bovina", apontou Oliveira.

Os produtores brasileiros abateram ainda 36,1 milhões de cabeças de Suínos no ano passado, um aumento de 0,2% em relação a 2012. O segmento vem registrando crescimento ininterrupto desde 2005.

"Boa parte disso é devido à elevação do consumo interno de Suínos. O aumento na variedade de cortes da Carne Suína vem favorecendo a expansão do consumo", explicou o técnico do IBGE.

Já a produção de frango registrou abate de 5,6 bilhões de aves, crescimento de 6,8% em relação a 2012. Houve influência tanto do aumento das exportações quanto do aumento da demanda interna.

"A participação das exportações é muito mais importante para a produção de frango do que de bovinos. O frango é a nossa principal carne exportada. O Brasil exporta mais de 30% da sua produção de frango, enquanto que a produção de bovinos tem menos de 20% voltados para a exportação", lembrou Oliveira.

Leite. Em 2013, o País registrou recorde ainda na aquisição de leite, que somou 23,6 bilhões de litros, um aumento de 5,4% sobre o volume registrado em 2012. Aprodução de ovos de galinha foi de 2,7 bilhões de dúzias, alta de 1,7%, e a aquisição de couro somou 38436 milhões de unidades, 9,2% a mais.
Imprimir