Imprimir

Notícias / Pecuária

Mato Grosso diminui abate de suínos e aumenta o de aves

De Sinop - Alexandre Alves

A produção de suínos diminuiu em Mato Grosso, durante o ano de 2013, enquanto que a de aves aumentou, segundo dados das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais e Aquisição de Leite, Couro e Produção de Ovos, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Conforme o levantamento do quarto trimestre do ano passado, divulgado nesta quinta-feira, o volume de abate de suínos no Estado - durante todo o ano -  ficou em 2,026 milhões de cabeças, queda de 6,2% frente a 2012. A baixa foi menor que a média nacional, na casa dos 11%. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a atividade arrefeceu devido à diminuição das vendas no comércio exterior.

Já o abate de aves em Mato Grosso aumentou 5,4% no último ano, ultrapassando 252 milhões de cabeças enviadas para o gancho. Mas, mesmo com o incremento, o Estado é apenas o sétimo do país na produção nacional de frangos, atrás do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Abate de bovinos no país bate recorde liderado por Mato Grosso
Farelo de soja aumenta no mercado interno e Mato Grosso diminuiu exportação

O IBGE explica que em 2013 a cadeia produtiva de abate de frangos ganhou mais espaço para ofertar o produto em virtude da queda dos preços dos insumos de produção (soja e milho) que tinha alcançado patamares muito elevados em 2012.

O aumento de produção foi absorvido pelo mercado interno. Segundo dados da Secex, a exportação brasileira de carne de frango no ano de 2013, em termos de volume, teve variação negativa beirando a estabilidade (-0,2%) na comparação com o resultado obtido em 2012.
Imprimir