Imprimir

Notícias / Geral

Entrega do PAC ajudará no deslocamento de mais de 23 mil alagoanos

MDA

Dez prefeituras do estado de Alagoas vão receber, na tarde desta segunda-feira (31), um novo lote de máquinas referentes à segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2 Equipamento) do Governo Federal. São dez motoniveladoras que irão ajudar na construção e na manutenção de estradas vicinais desses municípios. O bom estado dessas vias é imprescindível para o escoamento da produção de mais de 2,1 mil famílias de agricultores e, também, para o deslocamento da população rural da região, estimada em 23,2 mil pessoas.

As máquinas foram adquiridas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por R$ 4,588 milhões. Com essa entrega chega a 77 o número de motoniveladoras já doadas ao estado. Segundo o delegado federal do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho, o restante dos equipamentos destinados a municípios alagoanos deverá chegar até maio. “Agora, em abril, o MDA entregará as 18 motoniveladoras que faltam para o total de 95, e mais 23 caminhões-caçambas que também totalizarão 95 entregues. Em maio, será a vez das 12 pás carregadeiras que ainda faltam para atingir as 44 previstas”, informa o delegado.

Benefício

De acordo com informações do economista do MDA Régis de Oliveira os investimentos previstos pelo Ministério para o PAC2 em Alagoas ultrapassam os R$ 102,6 milhões. “A entrega total dos equipamentos selecionados para o estado deverá beneficiar 106,8 mil famílias de agricultores familiares e uma população rural de 742,6 mil habitantes de 95 municípios”, explica.

Já o presidente da Federação do Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura de Alagoas (Fetag/AL), Genivaldo Oliveira, salienta que o PAC2 Equipamentos tem melhorado muito a vida dos trabalhadores rurais alagoanos. “A melhoria das estradas ajuda no transporte da produção dos alimentos e, também, no deslocamento de nossos filhos para a escola”, disse o dirigente.
Imprimir