Imprimir

Notícias / Agricultura

Em SP, boa parte da safra do milho branco foi perdida por causa da seca

Globo Rural

 Em São Paulo, os agricultores ainda enfrentam os problemas causados pela falta de chuva do início do ano. No município de Quadra, boa parte da safra do milho branco, usado para fazer canjica, foi perdida.

A colheita está terminando e a previsão é de fechar as contas no vermelho na propriedade de Robson Oliveira porque a produtividade ficou em 35 sacas por hectare, ao invés das 120 esperadas.

Em uma safra boa, a espiga deveria estar bem maior, mas muitos pés não se desenvolveram. Esta é a pior colheita desde a década de 60 no município e a perda média chega a 70% da produção por causa da estiagem e do calor intenso.

João Cornélio olha a lavoura preocupado e, por causa do clima, não vai plantar nada depois que acabar a colheita do milho. A produção da propriedade caiu pela metade se comparada ao ano passado. “Estou sofrendo desde o começo da safra, com muito inseto para controlar e pouca chuva”, diz.

Nas beneficiadoras, a dificuldade para comercializar o produto é grande. A qualidade dos grãos está abaixo do normal e com a redução da safra, o preço já subiu. A saca está valendo 45% mais que no ano passado.
Imprimir