Imprimir

Notícias / Agricultura

Região de Campo Verde tem boas expectativas no algodão e deve perder produtividade no milho

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

A região de Campo Verde (130 km de Cuiabá), importante polo agrícola do Estado, sobretudo na produção de algodão, tem boas perspectivas na colheita da pluma, no entanto, o milho plantado na região deve perder produtividade.

A avaliação é do presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, Luís Fernando Guerreiro. Ele explica que o algodão safrinha foi plantado dentro da janela climática ideal e, apesar de situações isoladas de tombamento e replantio pelo excesso de chuvas, no geral os produtores estão com expectativas muito boas.

Leia também:
Frete da soja caiu em março cerca de 7% em alguns trechos ante 2013
Região norte de Mato Grosso corresponde a 14,5% da safra de verão do Brasil

Já o milho, devido à alta concentração de chuvas que atrapalharam a colheita da soja e a semeadura do cereal, teve mais atrasos e afastou-se mais da janela ideal.

Somando-se a isso, em algumas propriedades as plantas tiveram atraso no nascimento devido ao solo encharcado. Tudo isso deverá trazer alguma perda de produtividade à cultura, que não se pode estimar ainda.

“Mesmo fora da janela, muitos produtores preferiram plantar o milho, até porque se acredita em um bom mercado este ano, que já está dando sinais de aquecimento”, pontuou Guerreiro.
Imprimir