Imprimir

Notícias / Geral

Sinop terá audiência pública para discutir proibição de laçadas e derrubadas de animal em rodeios

De Brasília - Vinícius Tavares

O deputado federal Roberto Dorner (PSD) sugeriu que a realização de audiência pública em Sinop para debater o projeto de lei 2086/2011, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que proíbe perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animal em rodeios ou eventos similares o tema. A data do evento ainda será definida.

Segundo o deputado Roberto Dorner, a prática do rodeio é muito comum em Mato Grosso e o projeto precisa ser debatido na região devido à tradição rural na região.

Leia mais
Projeto de lei proíbe rodeios e perseguições a animais e prevê multa de R$ 30 mil a responsáveis
Rodeios e vaquejadas ficam de fora da CPI de investigação sobre maus-tratos de animais

“O rodeio é uma atividade cultural, recreativa e tradicional na nossa região, faz parte das nossas tradições e também demonstra as atividades desenvolvidas pelo homem do campo. É preciso estabelecer uma legislação que proteja o animal, mas não tire a tradição das nossas raízes”, disse.

O requerimento do deputado Afonso Hamm (PP-RS) para a realização de audiências públicas sobre o tema em cinco regiões do País foi aprovado pela Comissão de Agricultura da Câmara nesta quarta-feira (9.4).

Para Afonso Hamm, a proposição tem gerado preocupações entre os organizadores de rodeios e as pessoas que vivenciam essa tradição.

“A intenção de realizar os encontros regionais é para levar o debate junto à comunidade interessada no assunto e assim, estabelecer alguns critérios para a realização dos rodeios e inserindo também, os cuidados necessários com os animais”, informou.
Imprimir