Imprimir

Notícias / Agricultura

Frutas e verduras melhoram a longevidade do homem e quem os produz?

Alfapress Comunicações

 Pesquisas revelam que comer frutas e verduras melhora em 42% a longevidade da vida, diminui a chance de câncer e ataques cardíacos, além de contribuir para a diminuição de peso Uma chamada dieta do homem da idade da pedra, 2 + 5, quer dizer duas porções de frutas e mais cinco de verduras ao dia, faz um enorme bem para a saúde humana e, quem são esses produtores de hortifruti no Brasil?

A propriedade média é de 10 hectares e o grosso da produção encontra-se ao largo das grandes rodovias. Sucessão é um drama, pois um em cada cinco produtores dizem não ter sucessores de suas propriedades, 23,5% entre analfabetos e primário incompleto, 73% com formação só do primário; 99% são brasileiros, 76% fazem a contabilidade eles mesmos, 17% não faz cálculo de custos e só 8% dizem conhecer as leis; 80% dos produtores de hortifruti ganham até R$ 60 mil por ano. Somente 2,5% ganham mais de R$ 360 mil/ano.

Essa é uma pesquisa conduzida pelo Sebrae no Brasil, recentemente. Esses são os produtores que geram cerca de 32% do faturamento dos supermercados brasileiros. E agora, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) lançou o programa Rama (Rastreabilidade e Monitoramento dos Alimentos) exatamente para elevar a segurança, a qualidade e evolução desse segmento vital para a saúde humana, e para a viabilidade das micro e pequenas propriedades rurais do país. Uma nova geração de jovens e pessoas bem preparadas deverá nos próximos anos ser atraída para esse novo campo, onde hortifrutis serão cada vez mais valorizados.

José Luiz Tejon Megido, Diretor Vice Presidente de Comunicação do Conselho Cientifico para a Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o núcleo de agronegócio da ESPM, Comentarista da Rede Estadão-ESPN.
Imprimir