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Fevereiro sem carnaval tem alta de 9,5% as vendas no comércio varejista em MT

Da Redação – Viviane Petroli

As vendas no comércio varejista de Mato Grosso registraram um crescimento de 9,5% em fevereiro de 2014 no comparativo com o mês o ano passado. O bom desempenho é creditado pelo comércio ao fato de este ano o Carnaval ter caído em março. No primeiro bimestre o incremento foi de 7,3% e nos últimos 12 meses de 6,3%. As perspectivas para o primeiro semestre são positivas, porém para o segundo semestre a incerteza de boas vendas é visível com o pós-Copa.

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa divulgada hoje (15) refere-se ao mês de fevereiro.

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A receita nominal de vendas no comércio varejista, segundo o IBGE, também registrou alta. O crescimento em fevereiro foi de 14,1% em relação ao mês em 2013. No ano o saldo positivo é de 13,1% e nos 12 meses de 12,3%.

As vendas no comércio varejista ampliado, que engloba a comercialização de veículos e materiais para a construção, obteve um incremento de 8,8% no comparativo com fevereiro de 2013, 7,3% no ano e 5,2% nos últimos 12 meses.

Conforme o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, o mês de fevereiro surpreendeu em 2014. “O Carnaval sendo realizado em março contribuiu para este resultado. Além disso, havia motivação do consumidor e ainda vivemos, em especial na Grande Cuiabá, um aquecimento por conta das obras da Copa do Mundo”.

Peron comenta que o desempenho nas vendas dos meses de março e abril serão menores. “Março tivemos o Carnaval e agora em abril a Páscoa. São meses com um volume menor de dias úteis. Se tivermos uma queda de temperatura ainda neste mês podemos ver alta nas vendas caso contrário abril deverá apresentar queda de 8% nas vendas”.

Ano

As perspectivas para 2014 são de vendas aquecidas no primeiro semestre, motivadas pela Copa do Mundo. Entretanto, Peron revela que para o segundo semestre o empresariado encontra-se preocupado com o que está por vir com o pós-Copa do Mundo.

Brasil

No Brasil as vendas subiram 8,5% em fevereiro ante o mês em 2013, no ano 7,4% e nos 12 meses 5%. Já a receita nominal 13,9% frente fevereiro do ano passado, 13,3% no ano e 12,3% de crescimento nos 12 meses. No comércio varejista ampliado o desempenho do Brasil foi positivo em 8,4% ante fevereiro de 2013, 6,5% no ano e 3,9% nos 12 meses.
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