Imprimir

Notícias / Agronegócio

Megaleilão mobiliza pecuária nacional com perspectiva de vender mais de 30 mil bovinos

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

Com perspectiva de comercializar trinta mil cabeças de gado, a Estância Bahia Leilões realiza neste sábado (19) em Água Boa (730 km de Cuiabá) mais uma edição do megaleilão considerado o maior certame do gênero no mundo. “Mesmo com o feriado da semana santa estamos recebendo aqui pecuaristas de vários lugares do país de olho na genética do gado do Araguaia”, frisou o empresário Maurício Tonhá.

O leilão foi aberto por volta do meio-dia com a presença dos senadores Jaime Campos e Pedro Taques; e o secretário de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso Luis Carlos Aleixo representando o governador Silval Barbosa; e os suplentes de deputados Adalto de Freitas e Neldo.

Leia também
Megaleilão definirá rumos da pecuária nacional em 2014
Companhias oferecem vôos para leilão em MT

Maurição disse que teve que correr contra o tempo, pois ainda enfrentou uma tentativa de embargo do leilão. “Graças a Deus deu tudo certo e não houve prejuízo para região”, completou. Segundo o empresário o megaleilão emprega em torno de mil pessoas desde o manejo do gado e recepção dos pecuaristas e convidados no recinto do leilão.

São 162 lotes com 31.162 bovinos, a maioria nelore. Também tem alguns lotes de anelorado e tricross (com a mistura acima de três raças). Antes do início do leilão os pecuaristas estiveram nas baias conferindo a qualidade do gado da Estância.

“Prá mim é sempre uma alegria voltar ao Araguaia e ver essa região desenvolvendo, pois temos a nossa contribuição. Eu ajudei com a linhão energizando essa região e meu irmão Júlio Campos com o pavimentação da BR-158”, frisou o senador Jaime Campos.

O prefeito Mauro Rosa, conhecido Maurão, enfatizou que o megaleilão nasceu da força de vontade de Maurição que colocou Água Boa no cenário mundial da pecuária.
Imprimir