Imprimir

Notícias / Agricultura

Clima ajuda e o rendimento da soja chega a 55 sacas por hectare no MA

Globo Rural

 No Maranhão, a época é de otimismo entre os agricultores. A chuva ajudou e a previsão é que a safra de soja seja bem melhor que a do ano passado.

As plantações de soja do leste do estado ficam ainda mais viçosas embaixo de chuva, já que vem chovendo regularmente desde a primeira quinzena de janeiro, mês em que começa o calendário de plantio na região.

Os agricultores semearam este ano 70 mil hectares e a safra deve passar de 200 mil toneladas, cerca de 35% a mais que no ano passado, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged).

A chuva na hora certa devolveu o ânimo aos agricultores. Após dois anos seguidos amargando prejuízos, o rendimento médio das lavouras passa de 55 sacas por hectare.

O agricultor Cézar Andreguetto semeou 650 hectares no município de Mata Roma, a mesma área do ano passado. Ele espera colher 50 sacas por hectare, quase o dobro da última safra, quando o rendimento das plantações não passou de 30 sacas por hectare.

Já os irmãos Jayro e Gilsemar Corassa plantaram 800 hectares no município de Santa Quitéria, também no leste do estado. Por causa do clima bom, eles anteciparam o plantio em 20 dias e com isso devem iniciar a colheita no começo da segunda quinzena de maio, felizes com o andamento das lavouras. "O inverno está sendo excelente. Olhando essa lavoura assim, está do jeito que o agricultor gosta", diz Gilsemar.
Imprimir