Imprimir

Notícias / Geral

Ministério da Agricultura identifica substância proibida em 13 vinícolas do Rio Grande do Sul

De Brasília - Vinícius Tavares

O Ministério da Agricultura (Mapa) identificou uma substância proibida na produção de vinho, a natamicina, em amostras de 13 indústrias produtoras no Rio Grande do Sul. A descoberta ocorreu após vistoria realizada no ano passado.

De acordo com o Mapa, foram recolhidas amostras de 53 empresas produtoras de vinho e analisadas pelo Laboratório Nacional Agropecuário do Estado (Lanagro-RS). Em abril foram colhidas novas amostras, mas o laboratório responsável ainda não concluiu as análises.

Leia também
Lançado edital para seleção de parceiros para cultivares de uva da Embrapa
Vinho oficial da Copa do Mundo é formado por 11 uvas e tem até sistema tático

O Ministério afirmou que, após o recebimento do laudo com os resultados, as empresas envolvidas foram novamente visitadas pela fiscalização, ocasião em que foi lavrado auto de infração, apreensão dos lotes com resultado positivo e novas colheitas de amostras de lotes ou bebidas que não tinham sido amostrados inicialmente.

As empresas envolvidas foram intimadas a recolher do mercado os lotes com resultado positivo.

O prazo para apresentação da defesa pelas empresas já foi aberto e o processo será julgado em primeira instância. A partir do julgamento, as indústrias poderão recorrer, levando o processo à segunda instância.

Após o encerramento do procedimento administrativo, cópias dos processos serão encaminhados ao Ministério Público do Estado do Rio Grande Sul. Ainda não há data para o julgamento. 
Imprimir