Imprimir

Notícias / Geral

Operação da Sema apreende mais de 280 quilos de pescado em Mato Grosso

Da Redação - Vanessa Alves

Os fiscais da Secretária de Estado do Meio Ambiente (Sema) apreenderam nos municípios de Santo Antônio do Leverger e Chapara dos Guimarães 283 quilos de pescado irregular durante operação realizada no último final de semana. Um grupo de pessoas práticava a pesca predatória próximo a barragem, a ação é proibida por legislação. 

No municio de Santo Antônio do Leverger (33 km de Cuiabá) foram apreendidos 180 kg de pescado, sendo das espécies de cachara, pintado e jaú, e oito redes de pesca e uma tarrafa, além de equipamentos considerados ilegais para a pesca. Um grupo de 11 pessoas fugiu do local, mas foram identificados pelos fiscais.

Leia também
 Publicada regulamentação do CAR e produtores têm um ano para legalizar
Ibama flagra ação de desmatamento em uma área de 960 hectares próximo a reserva ambiental em MT

Em Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá), foram apreendidos 103 quilos de pintado e jaú. A fiscalização foi realizada através de uma denúncia anônima. As pessoas que estava praticando a pesca com arpão fugiram do local sem serem identificados. Os pescados apreendido foram doados para a Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso.

Segundo o coordenador de Fiscalização de Pesca da Sema, Júlio Reinners, é proibido por lei a pesca em áreas e barragens de rios e no entorno de 500 metros de corredeiras, além de utilização de equipamento ilegal.

A Delegacia do Meio Ambiente (Dema-MT) fará o processo de apuração para a responsabilização dos envolvidos.
Imprimir