Imprimir

Notícias / Agronegócio

Ex-premiê é considerada 'culpada' por má gestão em estocagem de arroz

Agência Estado

 A ex-primeira-ministra da Tailândia Yingluck Shinawatra, afastada nesta quinta-feira do cargo, foi considerada 'culpada' por má gestão de um programa bilionário para estocagem de arroz, informou a Comissão Nacional Anticorrupção do país, em decisão unânime. O veredicto abre caminho para que ela sofra um processo de impeachment no Senado tailandês, que, caso ocorra, deixaria Yingluck fora da política por cinco anos.

Conforme a comissão, o programa, lançado em 2012 e encerrado em fevereiro passado, foi mal gerido, resultando em amplos estoques e perda de US$ 9,2 bilhões por parte do Estado tailandês. Ainda de acordo com a comissão, Yingluck violou 'todas as leis criminais' do país. Pelo programa, o governo comprava arroz dos produtores a preços 50% mais altos do que os praticados internacionalmente.

A comissão informou que irá levar o veredicto ao Senado, que, por sua vez, discutirá a possibilidade de impeachment. Yingluck negou qualquer irregularidade na condução do programa. Fonte: Dow Jones Newswires.
Imprimir