Imprimir

Notícias / Agricultura

Plantio de milho avança para 59% nos EUA

Agência Estado

 Produtores norte-americanos de milho aproveitaram a melhora nas condições climáticas no Meio-Oeste do país e aceleraram o plantio da safra 2014/15 na última semana, superando a média de área implantada nos últimos cinco anos. Conforme mostrou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) em seu relatório semanal de evolução de plantio, até o último domingo (11), 59% da área dedicada ao cereal estava implantada, ante 29% registrados há uma semana.

O total já semeado está à frente da média dos últimos cinco anos, de
58%, e também ultrapassa os 26% apurados em período equivalente de 2013. Os dados mostram que agricultores conseguiram superar o atraso inicial nos trabalhos no campo, que vinha sendo ocasionado pelo clima frio e úmido no cinturão produtor.

Em Iowa, o plantio alcançou 70% da área, ante 23% registrados na semana passada, enquanto em Illinois, a semeadura atingia 78% da previsão, acima dos 43% apurados no domingo anterior. Os dois Estados são os maiores produtores do grão nos Estados Unidos. O plantio da soja também acelerou, e 28% da área está implantada, resultado superior aos 21% de média dos últimos cinco anos. Na semana passada, apenas 5% da oleaginosa já estava no campo.

No caso do trigo, o clima seco e quente segue afetando a produção, e agora apenas 30% das lavouras registram condições boas a excelentes, redução de 1 ponto porcentual ante o número da semana passada. No Kansas, maior produtor norte-americano do cereal, apenas 13% das lavouras estão avaliadas em condições boas a excelentes. O plantio do algodão alcançou 30% da área, atrás da média de 34% dos últimos cinco anos. Com informações da Dow Jones.
Imprimir