Imprimir

Notícias / Agricultura

Produtividade do algodão pode cair de 5 a 10% por conta do atraso no plantio em MT

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

A produtividade estimada para as lavouras de algodão em Mato Grosso nesta safra 2013/2014 poderá cair entre 5 e 10% por conta do atraso no plantio da cultura, segundo estima o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).

A expectativa inicial era de 1,5 toneladas de fibra por hectare, mas, como o início do ano foi muito chuvoso e o atraso na colheita de soja retardou o plantio do algodão segunda safra, muitas áreas no Estado acabaram sendo plantadas fora da janela climática ideal.

Leia também:
Importação crescente de frutas e verduras em um país como o Brasil é injustificável, analisa Glauber
Mato Grosso tem cerca de 4,8 milhões de toneladas de soja para vender

De acordo com o diretor executivo no IMAmt, Alvaro Salles, aquelas áreas semeadas depois e 20 de janeiro saem prejudicadas em relação às plantadas anteriormente e vão puxar a produtividade para baixo, que, no geral, deverá registrar em torno de 1,35 a 1,4 toneladas de fibra por hectare.

Salles ressalta que em condições normais essa é a expectativa, mas que o rendimento pode ser melhor se houver boa quantidade de chuvas até o final de maio ou menor, se houver uma abrupta queda de umidade.

O diretor também comenta que, de maneira geral, as lavouras de algodão em Mato Grosso seguem em ótimas condições, com bom desenvolvimento, sobretudo as plantadas antes de 20 de janeiro.

A área total da cultura na safra 2013/2014 no Estado está estimada em 617 mil hecatres, sendo 439 mil, a maioria, na segunda safra. A produção deverá ser 30% maior em relação a 2012/2013.
Imprimir