Imprimir

Notícias / Política

Projeto sobre uso de capacete e colete protetor por peões em rodeios é aprovado pela ALMT

Da Redação - Vanessa Alves

Para oferecer mais segurança aos peões de rodeios em competições de montarias em bois ou cavalos, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou a votação do projeto sobre a utilização de capacete e colete protetor de tórax. A proposta imposta pelo deputado Wagner Ramos, tem como objetivo em preservar a vida dos competidores.

Leia também
 Estados da região Nordeste devem ser reconhecidos como livres da aftosa pela OIE
Rodeios e vaquejadas ficam de fora da CPI de investigação sobre maus-tratos de animais

Essas competições são muito comuns em feiras de agronegócios espalhado em todo o país. Mato Grosso deverá ser o primeiro estado brasileiro a priorizar a segurança e a vida dos peões de rodeio com a aprovação do projeto. A proposta está no Projeto de Lei nº 599/2012.

Segundo a assessoria, os circuitos realizados pela Federação Mato-grossense de Rodeio já adotaram essas prática preventivas como renovação das normas de segurança, uso de bafômetro para evitar participação dos campeonatos após ingerir bebidas alcoólicas e reforço na contratação de salve-vidas para a arena durante as provas.

De acordo com o deputado Ramos, essa será mais uma grande conquista do rodeio em Mato Grosso, durante uma montaria a preservação da vida, da integridade física e da saúde dos peões e o merecido reconhecimento desses atletas devem estar acima da beleza plástica do espetáculo.

A Federação Mato-grossense de Rodeio oferecem também alojamento, seguro de vida, alimentação, roseta padrão, uniforme e treinamento para os peões, além de acompanhamento de veterinários dos animais que irão participar das competições, de acordo com a lei de Proteção aos Animais.
Imprimir