Imprimir

Notícias / Agricultura

Especialista australiano no controle da Helicoverpa estará em Mato Grosso nesta 5ª e 6ª

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

O entomologista australiano David Murray, especialista no manejo integrado de pragas e no controle das lagartas do gênero Helicoverpa spp. chega a Mato Grosso nesta quinta-feira (15) para compartilhar suas experiências no controle à praga.

Segundo informa a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), assim que chegar a Cuiabá, Murray seguirá para Unidade Experimental do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) - braço tecnológico Ampa - em Primavera do Leste, onde se reunirá com o entomologista Miguel Soria e outros pesquisadores do Instituto.

Leia também:
Produtividade do algodão deve cair de 5 a 10% por conta do atraso no plantio em MT
Comercialização do algodão 13/14 passa dos 55% e registra ligeira lentidão em relação à safra passada

Ele visitará áreas experimentais e lavouras comerciais de algodoeiro na região. O australiano também visitará um experimento conduzido por Soria, em parceria com Paulo Degrande, pesquisador da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na Fazenda Ouro Branco, situada no Núcleo Regional Centro.

Na noite de sexta-feira (16), a partir de 19h30m, o especialista australiano participará de reunião técnica na sede da Cooperfibra em Campo Verde, com o tema “Manejo de lagartas-praga de difícil controle nos sistemas de produção do MT: foco em Helicoverpa armigera e na cultura do algodoeiro”, ao lado de Degrande e Soria.

Produtores e técnicos estão convidados para o evento, que abordará aspectos como o Manejo de Helicoverpa armigera com ferramentas alternativas aos inseticidas químicos (vírus, Trichogramma, variedades Bt, etc) em algodoeiro – viabilidade e perspectivas futuras; Uso de tecnologias Bt e refúgio com enfoque em algodoeiro; e Controle químico de Helicoverpa armigera em algodoeiro.

Murray é o entomologista com mais experiência em bioecologia e estratégias de controle de Helicoverpa spp. na Austrália, desde antes da adoção do algodoeiro Bt. Ele trabalhou para o governo de Queensland como pesquisador por mais de 38 anos.

Na Austrália, informa a Ampa, raramente utilizam-se inseticidas para o combate às lagartas do gênero Helicoverpa (H. armigera e H. punctigera) e o controle da praga é realizado através do uso de variedades do algodão geneticamente modificado Bollgard II®. No entanto, para manter a eficiência da tecnologia foi elaborado um Plano de Manejo de Resistência de Helicoverpa spp. à Bollgard II, que é seguido à risca pelos produtores.
Imprimir